ATIVIDADE 7 - O CONSTRUCIONISMO
E A PEDAGOGIA POR PROJETO
A
aprendizagem está inserida em contexto – sócio – histórico logo a
aprendizagem dar-se –a em um vários caminhos, utilizando as diversas formas de
comunicar.
Uma grande barreira que necessita
ser transposta e que merece especial destaque no quadro de mudanças sugerido
pelo ensino inclusivo se refere à inadequação de métodos e técnicas do ensino
tradicional, baseados na transmissão de conhecimentos pelo professor e na
recepção destes pelos alunos, e na individualização das tarefas de
aprendizagem.
Superar o sistema tradicional de
ensinar é um propósito que temos que efetivar com urgência. Essa superação
refere-se ao “que” ensinamos aos nossos alunos e ao “como” ensinamos, para que
eles cresçam e se desenvolvam, sendo seres éticos, justos, pessoas que terão
que reverter uma situação que não conseguimos resolver inteiramente:
Mudar o mundo e torná-lo mais humano. Recriar esse modelo tem a ver com
o que entendemos como qualidade de ensino.
Nesse sentido, a escola Ministro Alcides Carneiro promove uma
política participativa, valoriza a cultura, desenvolve estratégia de ensino,
repensa seu currículo, celebra a diversidade humana e as diferenças individuais
como recursos existentes na escola.
A escola tem PDE – O Plano de
Desenvolvimento da Educação reporta-se sobre o desenvolvimento humano e social
e estabelece a educação como prioridade, tendo como metas “promoção da
aprendizagem”; combate a repetência e evasão.
AUXILIADORA
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